Na aula de Comunicação Empresarial do dia 28 de Fevereiro, foi uma aula muito produtiva, ja que foi ensinado como elaborar uma boa resenha, relatório e resumo.
Aprendemos que o resumo deve limitar-se ao conteúdo, sem qualquer tipo de julgamento crítico. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse.
Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:
- Ler todo o texto para descobrir do que se trata.
- Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar.
- Distinguir os exemplos ou detalhes das idéias principais.
- Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes idéias do texto, também chamadas de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por outro lado", "da mesma forma".
- Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma idéia diferente.
- Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.
- Num resumo, não se devem comentar as idéias do autor. Deve-se registrar apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".
- O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento da extensão do texto original.
- Nos resumos de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias.
* Já a resenha deve ser feita com base em algo que você leu, podendo colocar suas opiniões próprias no meio da resenha de forma crítica.
Resenha é um texto que serve para apresentar outro , desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base.
* Como montar um relatório.
Ano/ 2011
Dados Pessoais
Nome: Thais Oliveira
Curso/Semestre: 1TECEX
Professora/Disciplina: Eliana Dias- Comunicação Empresarial
E-mail:
Thaise_ssousa@hotmail.com
Modalidade: Presencial
Atividade: Aula de Comunicação Empresarial
Descrição da atividade: Técnicas em elaboração de resumos
Instituição: Faculdade Estácio Atual
Data: 28/02/2011
Carga Horária: 1:45 hrs
Participante/Palestrante: Professora Eliana Dias
Cronograma: Dia 28/02/2011 de 21:30 ás 23:15
Tema abordado: Como elaborar um resumo, resenha e relatório
Desempenho: A palestrante expôs as técnicas de como elaborar resumos, resenhas e relatórios, de forma clara e objetiva, utilizando-se de exemplos sobre o mesmo.
Conteúdo: Resumo, Resenha e Relatório
Opinião: Uma aula sensacional, que me auxiliou na hora de desenvolver bons trabalhos. Como se deve usar os conectivos,onde podemos usar de nosso julgamento critico, onde devemos ser fiel ao texto que está sendo exposto. Uma aula de muita ajuda para todos da turma.