sexta-feira, 27 de maio de 2011

Auto avaliação

No dia 04 de maio aagente encerrou as aulas de comunicação empresarial com uma auto avaliação de tudo que foi aprendido e compreendido por todos os alunos. Foi nos pedido para elaborar um texto e que nesse texto apresentasse tudo o que a gente aprendeu e tudo o que passamos de bom ou ruim dentro de sala.
Esperamos que vcs gostem dos nossos textos de auto avaliação, foi um prazer estar com vocês por todo esse tempo!.
 
               minha aprendizagem

No decorrer do semestre tive muita facilidade em compreender os assuntos lecionados pela professora Eliana, visto que o modo como a mesma direciona suas aulas me deu uma melhor e mais facíl compreenção.
O ponto negativo do meu aprendizado foi a pouca participação nas aulas uma vez que não me sentia a vontade para dialogar mais e impôr a minha opinião.
Portanto as aulas de comunicação empresarial acarretaram os meus conhecimentos poís relembrei coisas que já tinha estudado e vi/aprendi muitas coisas novas um exemplo foi o tão falado feedback cujo nunca tinha ouvido falar, mas que me interessou muito, enfim aprendi, errei mas no final considero que as aulas somaram no meu conhecimento.
ass: Junielson Reis







A carta comercial

Na aula do dia 02 de maio aprendemos a produzir uma carta comercial, se você não sabe como fazer uma aqui vai algumas dicas!
  1. Podemos dizer que escrever bem é o mesmo que “falar no papel”, de maneira simples e organizada. Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso ou usando gírias. O ideal é o equilíbrio.
  2. Não repita a mesma palavra muitas vezes ao longo do texto. Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados aos contextos.
  3. Use uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões. Ninguém é obrigado a saber o que é job, default, market share, data venia, barriga, downsizing ou press release. Sempre que puder, prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. Evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário.
Agora vai aqui um modelo de carta comercial com uma reclamação. Esperamos que tenham aprendido!.


Texto para reflexão

Na aula do dia 27 de abril um texto muito empolgante foi nos apresentado vamos falar resumidamente do que se tratava:  Contava a historia de um homem muito influente, onde ele pedia para um homemzinho muito simples porém muito sabio para quem ele pedira para trazer a parte mais importante do corpo. Pouco tempo depois ele volta com uma lingua, o homem influente surpreendido contesta, e ele explica que a lingua diz coisas muito bonitas para as pessoas, as une, aproxima com ela você diz eu te amo. Logo depois ele pede para o homemzinho trazer a pior parte do corpo, pouco tempo depois ele volta com outra lingua, o homem surpreendido mais ainda não entende, mas ele explica, que com a lingua você fere as pessoas, causa revolta, conflitos. Enfim da mesma forma que traz o bem tabem traz o mau.

Agora vamos relatar a nossa compreenção do texto, elaborando um pequeno resumo de nossa propria autoria esperamos que gostem!

A lingua.

Ao longo de toda historia a lingua teve um papel crussial para o desenvolvimento da humanidade desde a comunicação entre os homons sapiens até os dias de hoje, com ela gritamos, exigimos nossos direitos, nos declaramos e criticamos, entretanto ela pode nos trazer alguns problemas, visto que muitas vezes falamos sem pensar agredindo uma pessoa de forma veroz. Enfim ela nos atrasa e taambem nos empurra para um aperfeiçoamento social.
 

Interpretando imagens

No dia 25 de abril três imagens foram apresentadas cada uma bem peculiar. Agora vamos mostrar nosso ponto de vista sobre uma delas visato que naão conseguimos encontrar as outras duas!
A primeira imagem mostra uma mulher com manchas iguais de uma vaca! para nós foi feito uma analogia pelo o fato de que a vaca dá leite e a mulher tbm, bom essa foi nossa concepção se vocês tiverem uma outra concepção comente sua opinião é importante pra nós.

Atividade

Na aula do dia 11 de abril foi feito dentro de sala uma atividade para melhorar nossa escrita, mas antes disso foi nos mostrado varias imagens de placas comerciais com erros grotescos, mas voltando a atividade ela era pra ser feita em casa e tirou varias dúvidas bem peculiares da gente como por exemplo:
OS homens falam: muito obrigado.
As mulheres falam:muito obrigada.
Varias outras dicas de linguagens foram dadas foi uma aula muito proveitosa!

Fazendo um artigo de opinião

Na aula do dia 06 de abril foi nos proposto a elaboração de um aartigo de opinião o tema era livre porem a professora nos apresentou um artigo que falava sobre o tempo excesssivo que os jovens passam na frente do computador. E essse foi o tema que a gente escolheu, esperamos que gostem do nosso artigo! lembrando ainda não somos muito bons mais fizemos o que foi pedido com 20 linhas no minimo.


                                                            Cada vez mais conectado
Não é dificil perceber que é cada vez maior o tempo em que os jovens ficamconectados a internet, pois a acessibilidade à mesma veêm aaumentando paulatinamente independentemente das classes sociais visto que em cada bairro você encontravariaas lan houses e cibers cafés disponivéis e sem nenhum controle aos úsuarios.
Mas sera´que o tempo excessivo na frente do computador acarretará problemas no convívio social desses jovens? Sim pois pesquisas comprovam que esses jovens tornam-se pessoas retraídas, não vivem a realidade tornando-se solitárias, tristes e dificilmente conseguem fazer amizades físicas.
Portando esse uso sem controle causando mal a sociedade deve ser controlado para que o futuro e a vida em comunidade não seja comprometida uma vez que o ser humano precisa se relacionar com os demais para  o bom convivío mundial e até mesmo para a continuação da especie.   

Como fazer um artigo de opinião

No dia 30 de março  aprendemos como fazer um artigo de opinião, houve tambem dentro de sala uma intenssa discusão sobre  a palestra que nós tivemos para eaborar nosso TGI. Mas agora vocês ficaram sabendo algumas regras simples para elaboração de um bom artigo de opinião!
  1. Contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.
  2. Explicitação do posicionamento da questão que está sendo discutida.
  3. Utilização de arguemntos para sustentar  a posição assumida.
  4. Consideração  d e posição contrária e antecipação de possivéis argumentos para sustentar a posição assumida.
  5. Utilização de argumentos que refutam a posição contrária.
  6. Retomada da posição assumida.
  7. Possibilidades de ne gociação.
Essas são algumas dicas simples para se aperfeiçoar mais na produção de um artigo de opinião. Mas uma otima dica é, pratique bastante só assim ficara craque nas suas produções!

interpretando imagens

Na aula do dia 28 de março vimos varios cartoons divertidos com o intuito de aprimorarmos nossa interpretação. Vamos agora mostrar pra vocês cinco vinhetas divertidas analizando-as do nosso ponto de vista.


O anúncio publicitário mostra um produto que mata insetos, ate aí tudo bem, só que o produto é tão bom que mata um super heroi inseto.
A semana de trabalho é tão estressante que os funcinarios  contam os segundos para o fim de semana, doidos para irem para casa, muito bom quem não ja vez isso hein?


Agora o produto em questão é um sabão em pó que tir a manchas, porém esse produto é tão eficaz que ele tira manchas que são praticamentes impossíveis.
Nesse cartum o autor mostra de forma cômica como os terroristam perdem suas vidas de forma facíl, em um simples curso.
Essa na nossa opinião é a mais legal, pelo o fato de todos nós ja passarmos por isso um dia , ou praticando ou sofrendo!!
            

Interpretando músicas

No  dia 23 de março a aula começa com a apresentação de algumas musicas, a professora pede que nós escutemos as musicas e quem quisesse cantar poderia cantar mas o principal objetivo era que a gente percebesse a verdadeira mensagem que a música queria passar. E elas eram:
Flor de lis
Valei-me Deus
é o fim do nosso amor
Perdoa por favor
eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que
fez tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei
Será, talvez
que minha ilusão
Foi dar meu coração
com toda força pra essa moça
me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
de uma flor de lis
E foi assim que eu vi
nosso amor na poeira, poeira
Morto na beleza fria de Maria
E o meu jardim da vida ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem margarida nasceu

sábado, 21 de maio de 2011

Interpretar

 Aula do dia 21/03/11 a aula começou com dicas para uma boa produção textual. E para isso, devemos evitar repetições de sons, palavras  e idéias. Devemos ao ler, não simplesmente ler por ler, mas ler com vontade e entusiamo, entrar no universo que o autor projetou.
"A vida etena busca
 A vida é ter na busca                              -> Exemplo de frases de comunicação
Ávida e terna busca"
          Oreste Branquinho Filho

* Ler é uma competência indispensável para a aprendizagem em cada uma das áreas, uma competência que precisa ser ensinada e divulgada pelos professores.

Como fazer um bom curriculo?

             Na aula do dia 14/03/11 foi nos dado de maneira mais simples e correta como elaborar um bom currículum. Mas inicialmente, devemos saber o que é e para que serve.
            Curriculo é um registro da sua historia profissional, no qual serve para vender o profissional de forma objetiva e atraente.
              Neste deve constar suas realizações, empreendimentos, habilidades, resultados, atitudes profissionais positivas e relacionamento interpessoal.
          Muitas pessoas ficam em dúvida o que devem conter e qual deve ser o formato de um bom currículo. Abaixo segue um exemplo de um curriculo modelo.

  Algumas dicas para não errar na hora de elaborar seu curriculo

Atualização é a palavra chave – mais importante que procurar um modelo perfeito é conseguir um modelo que dê destaque às suas informações profissionais mais importantes. O que você tem de mais relevante precisa estar antes, de preferência na primeira página.
Se coloque no lugar do avaliador – o avaliador tem dezenas ou centenas de currículos para avaliar, ele precisa ver algo que chama atenção no começo do seu currículo.

Delete tudo que não acrescenta – se você está buscando uma vaga de dentista não precisa informar que você fala grego e mandarim fluente. Se currículo precisa ter todas as suas informações importantes e apenas elas.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

O homem e a natureza

Na aula do dia 16/03/11 assistimos a exibição do vídeo de Aquira Kurosawa que foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de diretores do mundo todo. Com uma carreira , que fala sobre a relação homem-natureza.

Akira Kurosawa


O vídeo mostra o quanto que as pessoas esquecem que são apena uma parte de toda natureza e que acabando com a mesma, estão destruindo a própria vida em si.
As pessoas acham que sempre podem criar e recriar coisas melhores, e por isso idolatram as invenções. Fecham os olhos e não veem que a natureza está morrendo, e que vão perde-la. Perder o ar limpo e a água saudavel, o verde das plantas e o azul do céu. E pior que tudo, vão deixar com que a poluição também tome conta de seus corações.
Um dia os homens irão perceber, que não se pode comer dinheiro
. E talvez, seja tarde demais para a reconstrução da Natureza.

* Quanto mais inteligente, mais as pessoas tendem a se destruir, isto por causa da ambição que as dominam.

Procedimentos básicos- Estudo e Leitura

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. 




Estudamos para aprender e  ir a palestras e oficinas já é um bom começo. Aprender acrescenta qualidade de vida, que cresce ao longo do tempo.
 Devemos guardar um momento do dia para a leitura. Ler é muito mais que codificar, é interpretar e identificar o que o texto propõe.

Há 3 tipos de leitura

   * Divertimento ou distração
  *De cultura geral ou informática
  * De aproveitamento ou formativa

Ao ler, deve-se entender o autor para poder compreender o que o autor deseja passar, não mais fazer uma leitura vaga. Pois um bom leitor, interage com o autor, questiona.

Devemos abraçar a leitura :)

A imaginação daquele que lê dá ampliação aos benefícios que o ato de permite. O prazer de se transportar para aquele ambiente do texto vai além da imaginação. Essa experiência permite também que ao mesmo tempo em que estamos obtendo conhecimento através daquilo que se está lendo, temos a possibilidade de reflexão sobre o texto e consequentemente sobre a vida.


Resumo, Resenha e Relatório

Na aula de Comunicação Empresarial do dia 28 de Fevereiro, foi uma aula muito produtiva, ja que foi ensinado como elaborar uma boa resenha, relatório e resumo.
Aprendemos que o resumo deve limitar-se ao conteúdo, sem qualquer tipo de julgamento crítico.  Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse.
Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:
  1. Ler todo o texto para descobrir do que se trata.
  2. Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar.
  3. Distinguir os exemplos ou detalhes das idéias principais.
  4. Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes idéias do texto, também chamadas de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por outro lado", "da mesma forma".
  5. Fazer o resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma idéia diferente.
  6. Ler os parágrafos resumidos e observar se há uma estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão bem encadeadas e se formam um todo.
  7. Num resumo, não se devem comentar as idéias do autor. Deve-se registrar apenas o que ele escreveu, sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".
  8. O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado. É recomendável que nunca ultrapasse vinte por cento da extensão do texto original.
  9. Nos resumos de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias.
* Já a resenha deve ser feita com base em algo que você leu, podendo colocar suas opiniões próprias no meio da resenha de forma crítica.
Resenha é um texto que serve para apresentar outro , desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base.

* Como montar um relatório.
                                                                                                                           Ano/ 2011
Dados Pessoais
Nome: Thais Oliveira
Curso/Semestre: 1TECEX
Professora/Disciplina: Eliana Dias- Comunicação Empresarial
E-mail: Thaise_ssousa@hotmail.com

Modalidade: Presencial
Atividade: Aula de Comunicação Empresarial
Descrição da atividade: Técnicas em elaboração de resumos
Instituição: Faculdade Estácio Atual
Data: 28/02/2011
Carga Horária: 1:45 hrs
Participante/Palestrante: Professora Eliana Dias
Cronograma: Dia 28/02/2011 de 21:30 ás 23:15

Tema abordado: Como elaborar um resumo, resenha e relatório
Desempenho: A palestrante expôs as técnicas de como elaborar resumos, resenhas e relatórios, de forma clara e objetiva, utilizando-se de exemplos sobre o mesmo.
Conteúdo: Resumo, Resenha e Relatório
Opinião: Uma aula sensacional, que me auxiliou na hora de desenvolver bons trabalhos. Como se deve usar os  conectivos,onde podemos usar de nosso julgamento critico, onde devemos ser fiel ao texto que está sendo exposto. Uma aula de muita ajuda para todos da turma.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Motivação

     Após a exibição de um vídeo sobre motivação, a professora nos deu palavras chaves para que através desta, elaborassemos um texto motivacional

Palavras Chaves:
*Segurança
*Habilidade
*Confiança
*Cooperação
*Perseverança
*Coragem

Texto:

Durante toda nossa história enfrentamos muitos desafios, estes, que requerem habilidade e esforço para serem driblados e perseverança para seguirmos em frente. Seguir? Como alcançar tal artimanha em um mundo onde reina a competitividade e o egoísmo? Onde a disciplina torna-se indispensável? E, sobretudo a cooperação torna-se algo cada vez mais raro e escasso?
É neste momento que devemos expressar toda a coragem, segurança e confiança que possuímos em nós mesmo, pois acreditar na vida é mais que tudo poder  acreditar nas pessoas. É saber lidar com os problemas alheios, se mostrar solidário com os demais, viver na sociedade em harmonia, em conjunto e deixar o individualismo de lado, já que por mais que nossos dias na terra sejam passageiros, ficaram para sempre na eternidade.

  


                                         
                                          Vídeo: "Um dia você aprende"de Shakespeare.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Aprendendo a comunicar-se

"Comunicação  é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana...Também se entende como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos"    http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o  

     Mais do que isso, a comunicação é a base das relações sociais e interpessoais, a troca e recebimento de informações. Sem a mesma, fica impossível que haja uma socialização de idéias e opiniões, o que por fim, acaba gerando conflitos e situações que são mal interpretadas e mal resolvidas. Para tanto, não é necessário somente falar! Mais do que isso, é imprescindivel que saiba se expressar,  para que o receptor entenda a mensagem que se quer transmitir

        .

Falar adequadamente, evita confronto de idéias e acúmulo de informações


Para expressar-se bem, pronuncie adequamente as palavras, tenha uma boa postura, evite gírias , fale com boa intensidade e velocidade,  saiba a que tipo de público está se dirigindo e pratique. Pratique muito, ler é o melhor aliado para quem deseja ser um expert em comunicação!

Atenção!
              "Falar corretamente e comunicar-se bem são fatores essenciais para o sucesso"

sábado, 12 de março de 2011

Portfólios

   


   O inicio do blog se deve a uma idéia da professora Eliana Dias, onde propôs a criação de um Portfólio em forma de um blog, onde destacaremos o que é estudado e aprendido durante as aulas de Comunicação Empresarial.



Mas o que é um Portfólio? e para que serve?
  • O portfólio é uma coleção de todo o trabalho na organização relacionado com o alcance dos objetivos. Serve para expor todo o trabalho desenvolvido durante as aulas
  • O portfolio ao mesmo tempo que serve para o aluno demonstrar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre o seu próprio aprendizado, serve para o docente acompanhar o aluno. Assim, são os objetivos da aprendizagem (ou seja, da disciplina) que devem orientar esse trabalho.
  • Pode-se dizer que existe, na verdade, um processofolio, que seria o registro e coleta de material produzido nas atividades pedagógicas, e o portfolio, propriamente, seria a seleção, a análise e a organização desse material.