segunda-feira, 14 de março de 2011

Aprendendo a comunicar-se

"Comunicação  é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana...Também se entende como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos"    http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o  

     Mais do que isso, a comunicação é a base das relações sociais e interpessoais, a troca e recebimento de informações. Sem a mesma, fica impossível que haja uma socialização de idéias e opiniões, o que por fim, acaba gerando conflitos e situações que são mal interpretadas e mal resolvidas. Para tanto, não é necessário somente falar! Mais do que isso, é imprescindivel que saiba se expressar,  para que o receptor entenda a mensagem que se quer transmitir

        .

Falar adequadamente, evita confronto de idéias e acúmulo de informações


Para expressar-se bem, pronuncie adequamente as palavras, tenha uma boa postura, evite gírias , fale com boa intensidade e velocidade,  saiba a que tipo de público está se dirigindo e pratique. Pratique muito, ler é o melhor aliado para quem deseja ser um expert em comunicação!

Atenção!
              "Falar corretamente e comunicar-se bem são fatores essenciais para o sucesso"

sábado, 12 de março de 2011

Portfólios

   


   O inicio do blog se deve a uma idéia da professora Eliana Dias, onde propôs a criação de um Portfólio em forma de um blog, onde destacaremos o que é estudado e aprendido durante as aulas de Comunicação Empresarial.



Mas o que é um Portfólio? e para que serve?
  • O portfólio é uma coleção de todo o trabalho na organização relacionado com o alcance dos objetivos. Serve para expor todo o trabalho desenvolvido durante as aulas
  • O portfolio ao mesmo tempo que serve para o aluno demonstrar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre o seu próprio aprendizado, serve para o docente acompanhar o aluno. Assim, são os objetivos da aprendizagem (ou seja, da disciplina) que devem orientar esse trabalho.
  • Pode-se dizer que existe, na verdade, um processofolio, que seria o registro e coleta de material produzido nas atividades pedagógicas, e o portfolio, propriamente, seria a seleção, a análise e a organização desse material.