sexta-feira, 27 de maio de 2011

Auto avaliação

No dia 04 de maio aagente encerrou as aulas de comunicação empresarial com uma auto avaliação de tudo que foi aprendido e compreendido por todos os alunos. Foi nos pedido para elaborar um texto e que nesse texto apresentasse tudo o que a gente aprendeu e tudo o que passamos de bom ou ruim dentro de sala.
Esperamos que vcs gostem dos nossos textos de auto avaliação, foi um prazer estar com vocês por todo esse tempo!.
 
               minha aprendizagem

No decorrer do semestre tive muita facilidade em compreender os assuntos lecionados pela professora Eliana, visto que o modo como a mesma direciona suas aulas me deu uma melhor e mais facíl compreenção.
O ponto negativo do meu aprendizado foi a pouca participação nas aulas uma vez que não me sentia a vontade para dialogar mais e impôr a minha opinião.
Portanto as aulas de comunicação empresarial acarretaram os meus conhecimentos poís relembrei coisas que já tinha estudado e vi/aprendi muitas coisas novas um exemplo foi o tão falado feedback cujo nunca tinha ouvido falar, mas que me interessou muito, enfim aprendi, errei mas no final considero que as aulas somaram no meu conhecimento.
ass: Junielson Reis







A carta comercial

Na aula do dia 02 de maio aprendemos a produzir uma carta comercial, se você não sabe como fazer uma aqui vai algumas dicas!
  1. Podemos dizer que escrever bem é o mesmo que “falar no papel”, de maneira simples e organizada. Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso ou usando gírias. O ideal é o equilíbrio.
  2. Não repita a mesma palavra muitas vezes ao longo do texto. Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados aos contextos.
  3. Use uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões. Ninguém é obrigado a saber o que é job, default, market share, data venia, barriga, downsizing ou press release. Sempre que puder, prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. Evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário.
Agora vai aqui um modelo de carta comercial com uma reclamação. Esperamos que tenham aprendido!.


Texto para reflexão

Na aula do dia 27 de abril um texto muito empolgante foi nos apresentado vamos falar resumidamente do que se tratava:  Contava a historia de um homem muito influente, onde ele pedia para um homemzinho muito simples porém muito sabio para quem ele pedira para trazer a parte mais importante do corpo. Pouco tempo depois ele volta com uma lingua, o homem influente surpreendido contesta, e ele explica que a lingua diz coisas muito bonitas para as pessoas, as une, aproxima com ela você diz eu te amo. Logo depois ele pede para o homemzinho trazer a pior parte do corpo, pouco tempo depois ele volta com outra lingua, o homem surpreendido mais ainda não entende, mas ele explica, que com a lingua você fere as pessoas, causa revolta, conflitos. Enfim da mesma forma que traz o bem tabem traz o mau.

Agora vamos relatar a nossa compreenção do texto, elaborando um pequeno resumo de nossa propria autoria esperamos que gostem!

A lingua.

Ao longo de toda historia a lingua teve um papel crussial para o desenvolvimento da humanidade desde a comunicação entre os homons sapiens até os dias de hoje, com ela gritamos, exigimos nossos direitos, nos declaramos e criticamos, entretanto ela pode nos trazer alguns problemas, visto que muitas vezes falamos sem pensar agredindo uma pessoa de forma veroz. Enfim ela nos atrasa e taambem nos empurra para um aperfeiçoamento social.
 

Interpretando imagens

No dia 25 de abril três imagens foram apresentadas cada uma bem peculiar. Agora vamos mostrar nosso ponto de vista sobre uma delas visato que naão conseguimos encontrar as outras duas!
A primeira imagem mostra uma mulher com manchas iguais de uma vaca! para nós foi feito uma analogia pelo o fato de que a vaca dá leite e a mulher tbm, bom essa foi nossa concepção se vocês tiverem uma outra concepção comente sua opinião é importante pra nós.

Atividade

Na aula do dia 11 de abril foi feito dentro de sala uma atividade para melhorar nossa escrita, mas antes disso foi nos mostrado varias imagens de placas comerciais com erros grotescos, mas voltando a atividade ela era pra ser feita em casa e tirou varias dúvidas bem peculiares da gente como por exemplo:
OS homens falam: muito obrigado.
As mulheres falam:muito obrigada.
Varias outras dicas de linguagens foram dadas foi uma aula muito proveitosa!

Fazendo um artigo de opinião

Na aula do dia 06 de abril foi nos proposto a elaboração de um aartigo de opinião o tema era livre porem a professora nos apresentou um artigo que falava sobre o tempo excesssivo que os jovens passam na frente do computador. E essse foi o tema que a gente escolheu, esperamos que gostem do nosso artigo! lembrando ainda não somos muito bons mais fizemos o que foi pedido com 20 linhas no minimo.


                                                            Cada vez mais conectado
Não é dificil perceber que é cada vez maior o tempo em que os jovens ficamconectados a internet, pois a acessibilidade à mesma veêm aaumentando paulatinamente independentemente das classes sociais visto que em cada bairro você encontravariaas lan houses e cibers cafés disponivéis e sem nenhum controle aos úsuarios.
Mas sera´que o tempo excessivo na frente do computador acarretará problemas no convívio social desses jovens? Sim pois pesquisas comprovam que esses jovens tornam-se pessoas retraídas, não vivem a realidade tornando-se solitárias, tristes e dificilmente conseguem fazer amizades físicas.
Portando esse uso sem controle causando mal a sociedade deve ser controlado para que o futuro e a vida em comunidade não seja comprometida uma vez que o ser humano precisa se relacionar com os demais para  o bom convivío mundial e até mesmo para a continuação da especie.   

Como fazer um artigo de opinião

No dia 30 de março  aprendemos como fazer um artigo de opinião, houve tambem dentro de sala uma intenssa discusão sobre  a palestra que nós tivemos para eaborar nosso TGI. Mas agora vocês ficaram sabendo algumas regras simples para elaboração de um bom artigo de opinião!
  1. Contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida.
  2. Explicitação do posicionamento da questão que está sendo discutida.
  3. Utilização de arguemntos para sustentar  a posição assumida.
  4. Consideração  d e posição contrária e antecipação de possivéis argumentos para sustentar a posição assumida.
  5. Utilização de argumentos que refutam a posição contrária.
  6. Retomada da posição assumida.
  7. Possibilidades de ne gociação.
Essas são algumas dicas simples para se aperfeiçoar mais na produção de um artigo de opinião. Mas uma otima dica é, pratique bastante só assim ficara craque nas suas produções!