sexta-feira, 27 de maio de 2011

A carta comercial

Na aula do dia 02 de maio aprendemos a produzir uma carta comercial, se você não sabe como fazer uma aqui vai algumas dicas!
  1. Podemos dizer que escrever bem é o mesmo que “falar no papel”, de maneira simples e organizada. Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso ou usando gírias. O ideal é o equilíbrio.
  2. Não repita a mesma palavra muitas vezes ao longo do texto. Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados aos contextos.
  3. Use uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões. Ninguém é obrigado a saber o que é job, default, market share, data venia, barriga, downsizing ou press release. Sempre que puder, prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. Evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário.
Agora vai aqui um modelo de carta comercial com uma reclamação. Esperamos que tenham aprendido!.





Boa Vista,15   / 05  /2011
À
(nome do estabelecimento e endereço )
Prezados Senhores,
Venho por meio desta solicitar a Vossas Senhorias providências referentes à: (descrever o problema ocorrido e o que deseja informando data, número da nota fiscal/pedido/contrato, proposta e nome de funcionário)
Informo que estou no aguardo de resposta por escrito dentro de dez (10) dias úteis a contar do recebimento desta, pois a omissão por parte de Vossas Senhorias acarretará em abertura de reclamação junto ao PROCON.
Atenciosamente,
________________________________
NOME:
RUA:
BAIRRO:
CIDADE:
CIC Nº
FONE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário